quarta-feira, 2 de novembro de 2016

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A CONJUNTURA LOCAL DA UFPB:


Companheiros, companheiras, estejam bem!

Com a proximidade do VIII Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas (EPMARX) consideramos a necessidade de repassar algumas informações referentes à conjuntura local da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Entre os dias 07 e 11 de novembro estará ocorrendo em nossa universidade o IV Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB. Nesse sentido, as aulas serão suspensas para que os estudantes possam se dedicar a participar deste momento. Porém, historicamente temos observado a baixa participação estudantil neste espaço, salvo aqueles que se dedicam a apresentação dos resultados de seus projetos. Ademais, no período da noite as atividades se tornam ainda mais restritas, ou mesmo inexistentes. O que queremos sinalizar é que a universidade estará com movimentação reduzida nos dias que ocorrerão o EPMARX. 

Sinalizamos também o fato de os servidores técnico-administrativos encontrarem-se em greve desde o dia 25 de outubro, fato este que também reduz o fluxo de pessoas na universidade e nos impõe alguns limites em relação à organização do evento. De igual forma e em consonância com o movimento das escolas ocupadas ao redor do Brasil, o movimento estudantil da UFPB indicou em Assembleia Estudantil ocorrida n dia 02/11/2016 a deliberação de Ocupação do Campus I, que inicialmente ocorrerá no Centro de Vivências desta Universidade, local de acesso por exemplo aos alojamentos que estarão na Sede Social do DCE UFPB. Ou seja, nossa universidade também estará em processo de ocupação, com atividades diversificadas propostas pelos estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes, e obviamente, em clima de luta!

Outra coisa a salientar sobre os alojamentos: o DCE esteve em processo eleitoral e agora já temos uma nova gestão da entidade. A reserva do espaço foi realizada antes do processo eleitoral com a comissão gestora da entidade e recentemente soubemos que devido a um equívoco nas datas foi realizada também uma reserva no mesmo período para outros eventos que ocorrerá na UFPB, quais sejam: Encontros de Hotelaria e de Filosofia. Porém, isso não atrapalhará o processo de estadia no local, visto ser um local grande e com capacidade de atender essa demanda. Só reiteramos o cuidado aos pertences, na sala que utilizarão para se alojarem, etc. para um convívio harmonioso com as demais pessoas que também estarão na UFPB.

Ao expor tal conjuntura intentamos chamar atenção dos participantes do EPMARX, tanto para se situarem em relação a programação mais geral e agenda de luta da UFPB, como para redobrarem o cuidado com sua segurança pessoal. Nossa universidade é grande e extensa, não dispõe de quantitativo suficiente de seguranças e estes, como sabido, estão fazendo apenas a segurança patrimonial do ambiente, ocorrendo despreparo em certos casos que sejam de outra alçada.

Nesse sentido, há a necessidade de identificação internamente à universidade; procurem andar sempre em grupos; evitem locais escuros e/ou com baixo fluxo de pessoas a noite; etc. Estes cuidados garantirão a segurança pessoal e um evento mais tranquilo para todos nós. 


Comissão Organizadora do VIII EPMARX.